
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
Académica brilha em Sevilha
A Académica venceu a regata de Double-Scull Sénior no Abierto Internacional de Andaluzia, clássica do remo espanhol que se disputou este fim-de-semana em Sevilha.
A Académica, campeã nacional e clubes há 3 anos e campeã em título no Shell de oito sénior foi o clube com a melhor representação, tendo vencido a prova de double-scull com João Santos e o internacional Tomé Perdigão, tendo ainda conquistado mais 2 medalhas de prata no Skiff juvenil (Inês Pocinho) e Quadri-scull sénior (Inês dias, Teresa Mesquita, Carolina Dias e Mafalda Lopes). Destaque ainda para o 3º lugar no Shell de oito sénior masculino, tripulação desfalcada em relação à época anterior, mas ainda assim a vender cara a derrota numa regata muito disputada, bem como o 3º lugar de António Vale e Carlos Pereira no double-scull júnior.
Na restante participação dos clubes do centro há que destacar o Navalista Diogo Pinheiro, 3º no skiff, remador ligeiro que ultrapassou o academista João Santos, campeão nacional de skiff sénior e que se quedou pelo 4º lugar. O Ginásio ficou em 5º no shell de oito júnior masculino e o Galitos de Aveiro obteve igual classificação no skiff júnior com Patrícia Marques.
Na geral a Académica foi o melhor clube estrangeiro, no 9º lugar, logo seguida do Ginásio Figueirense. O Galitos foi 12º e a Naval 1º de Maio 24ª classificada.
Clubes do centro no Abierto de Sevilha
Organizada pela Federação Andaluza de Remo, esta é a 6ª edição de uma regata que conquistou definitivamente os clubes portugueses, ávidos de competição com nível superior ao que se encontra habitualmente nas pistas portuguesas. As regatas disputam-se na distância de 2.000 metros, na pista que serviu de palco ao Mundial de 2002, junto à zona onde foi organizada a Expo 92.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Torneio de Escolas - Duatlo
Desta vez os barcos ficaram em terra para dar lugar aos ergómetros e a um bom par de sapatilhas já que desta vez foi o dia do Duatlo.
A Mancha Negra deslocou-se até à Fontela, sendo novamente o clube com maior número de participantes ultrapassando a meia centena de atletas, voltando a conquistar várias medalhas.
Resultados.
4º Martim Santos
5º Rodrigo Abreu
6º Guilherme Seara
7º Xavier Ferreira
1º Francisco Branco
2º David Abegoaria
6º Fernando Gariso
8º Bruno Simões
9º João Santos
13º Simão Henriques
1º Inês Roseiro
2º António Temido
3º Henrique Santos
4º Miguel Duarte
6º João Baptista
8º Nuno Pires
9º Eduardo Guerra
10º Bruno Baptista
12º Tiago Fernandes
15º João Gomes
16º José Teodoro
2º Joana Costa
4º Mafalda Gonçalves
3º Ricardo Vieira
4º Hugo Tellechea
5º Pedro Gaspar
1º Madalena Campos
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Académica na Vesta Scullers Head
A contratação em Maio passado do treinador Pedro Figueira trouxe algumas novidades ao remo dos estudantes. Assim, além da grande focalização no treino de água, que tem trazido evidentes melhorias técnicas aos remadores de Coimbra (o vice-título Europeu Universitário de João Santos ou a vitória no Shell de oito Sénior no Nacional de Verão são disso exemplos), o objectivo do ex-treinador de Oxford é dar “rodagem” internacional aos atletas da Académica, mais ainda quando a maioria deles não se revê na equipa nacional, apesar do seu valor.
A aposta foi permitir a participação de 3 atletas nessa fantástica regata que é e Vesta Scullers Head, disputada na distância de 4,25 milhas (cerca de 7 km) no rio Tamisa, um evento que espelha bem a elevada dimensão do remo inglês – o remo é a 3ª modalidade em Inglaterra, a seguir ao Futebol e ao Rugby.
A comitiva de Coimbra foi constituída Helen Manson, Teresa Mesquita e Diogo Maia, acompanhados pelo treinador Pedro Figueira. Helen Manson teve o melhor resultado da equipa, ficando em 2º lugar no escalão Masters A (mais de 27 anos) com 24m38s, com Teresa Mesquita a ficar no 5º lugar no mesmo escalão com 25m16s. Diogo Maia, a remar na Elite Pesos Ligeiros – uma das categorias mais disputadas – obteve o 6º lugar com 23m5s, tendo realizado uma prova extremamente interessante e deixando boas indicações para o resto da temporada.
A comitiva da Académica regressou no domingo e já está a trabalhar com vista ao Abierto Internacional de Andaluzia, que se realiza em Sevilha de 17 a 19 de Dezembro. Antes disso as camadas jovens irão ter a 2ª prova do Torneio de Escolas: o Duatlo organizado pelo Ginásio no dia 11 de Dezembro, na Figueira da Foz.
Teresa Mesquita
Helen Manson
Diogo Maia
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Coimbra abre época de remo
A cidade de Coimbra foi o palco escolhido para a primeira regata de remo da temporada 2010/11: o Torneio de Escolas da Associação de Remo da Beira Litoral. Contando com a organização da AAC e ARBL e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra beneficiou da clemência do S. Pedro, permitindo que o programa decorresse sem sobressaltos.
Académica, Naval 1º de Maio, Ginásio, Galitos, Cacia e Praia de Mira foram os clubes presentes no passado sábado na cidade dos estudantes, embora num horário em que poucos estudantes estarão acordados ao fim-de-semana: às 9h30 deu-se início às “hostilidades”, com os 70 atletas entre os 9 e os 15 anos divididos pelos vários escalões de idade.
A Académica foi o clube com mais participantes (30) e por isso foi com alguma naturalidade que venceu 3 das 8 regatas: Guilherme Seara, David Abegoaria e Madalena Campos sagraram-se vencedores nos escalões 0, 1 e 4, respectivamente.
No entanto, as vitórias foram repartidas entre os vários clubes: Colectividade Popular de Cacia (Inês Dias e Frederico Martins), Ginásio Figueirense (Mariana Rodrigues e Bruce Margato), Galitos (Isabel Aleixo) e Naval 1º de Maio (Raquel Pimentel) inscreveram igualmente o seu nome na galeria de honra desta regata pequena em dimensão mas grande em alcance desportivo, já que se destina a atletas inscritos pela primeira vez na modalidade de remo.
O próximo evento do calendário regional é a 2ª prova do Torneio de Escolas, um Duatlo (corrida e ergómetro) organizado pelo Ginásio Figueirense no dia 11 de Dezembro. Nesse mesmo dia alguns dos clubes da ARBL deslocar-se-ão a Vila Nova de Gaia para a clássica regata de Natal da Ass. Remo do Distrito do Porto.
Antes disso a Académica desloca-se a Londres com 3 dos seus remadores para participar na Vesta Scullers Head, regata que se realiza no próximo sábado. Este evento tem a participação limitada a 500 concorrentes, todos eles em skiff (barco individual). De registar que esta deslocação pretende dar rodagem a alguns atletas de valor que não pertenceram ao grupo dos 7 internacionais da Académica em 2009/10, sendo a comitiva composta por Helen Manson, Teresa Mesquita e Diogo Maia, (bem) treinados por Pedro Figueira.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
Serenata do Carlos para a Alba
ÉS O MAIOR!!
1ª Prova do Torneio de Escolas ARBL

É já no próximo dia 20 de Novembro que se vai dar início à competição dedicada aos estreantes na nossa modalidade. A aposta no Remo Jovem continua a dar resultado e, com cada vez mais jovens atletas a praticar remo na AAC, esperamos encher a 1ª prova do Torneio de Escolas e alcançar excelentes resultados!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
AAC além fronteiras


Quem vai até Espanha ainda não se sabe mas uma coisa é certa, até lá esperam-nos muito quilómetros na água, muitos minutos no ergómetro, muitos quilos de ferro e muuuuuuiiiiiiiiiiitos circuitos!!!! ;)
sábado, 6 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Estágio em Avis
A vila de Avis tem sido palco de treino de algumas das mais conhecidas figuras do remo mundial: além das equipas nacionais da Grã-Bretanha e Dinamarca, já por lá passaram remadores como o quatro vezes campeão do Mundo e medalha de bronze em Pequim Mahe Drysdale (Nova Zelândia) ou ainda o campeão olímpico em título Olaf Tufte (Noruega), aproveitando as excelentes condições do centro de treino da Herdade da Cortesia, projecto dinamizado pelo ex-internacional Luís Teixeira.
Os remadores de Coimbra trabalham já com vista à participação no Abierto Internacional de Andaluzia, que se realiza a 18 e 19 de Dezembro em Sevilha. Antes disso entrarão em acção as camadas jovens no Torneio de Escolas da Associação de Remo da Beira Litoral, com a 1ª regata a realizar-se em Coimbra, no dia 20 de Novembro, com organização da Secção de Desportos Náuticos da AAC e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Reportagem Sprint
MODALIDADES TV - RTP 2 (DESPORTO 2)
SÁBADO, 16/10/2010
18:15 - Remo: Campeonato Nacional de Sprint Shell
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
AAC - Campeã Nacional de Clubes 09/10
A família academista não está toda na foto mas, todos os que aqui festejavam após a conquista de mais um título nacional de Clubes, representam bem o espírito que só se vive na Académica.
Num ano difícil e de grandes mudanças, a festa fez-se mais uma vez em Coimbra, num Campeonato que não se via assim tão renhido já há algum tempo, onde os azuis de Gondomar não nos deram descanso e levaram as contas finais até às últimas regatas do Sprint.
PARABÉNS aos ATLETAS, Treinadores, Dirigentes e a todos os colaboradores desta Secção, que tornaram possível esta conquista.
Redbull X-Row
ver aqui
terça-feira, 28 de setembro de 2010
CAMPEÕES CAMPEÕES CAMPEÕES!!!!!!
sábado, 25 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Início dos Treinos
Treinos para Júniores, Seniores e Veteranos começam dia 4 de Setembro às 10h.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Prata para Coimbra no Europeu Universitário
Representando a Universidade de Coimbra, instituição onde frequenta o Curso de Gestão de Empresas, João Santos foi apenas suplantado pelo representante da Universidade Inglesa de Hertfordshire, tendo a medalha de bronze “viajado” para a Universidade Alemã de Dresden. O vencedor terminou a prova com um tempo de 7m07, com o atleta conimbricense a levar mais 3 segundos a percorrer os 2000 metros da pista de Bosnaan. O 2º classificado ficou a 7 segundos do vencedor.
Na mesma regata o jovem Pedro Gonçalves foi 6º lugar, garantindo uma classificação honrosa e representando com dignidade as cores do Instituto Politécnico de Coimbra.
Afonso Sousa, estudante da Universidade de Coimbra e Presidente da Secção de Desportos Náuticos da AAC, foi o vencedor da final B, obtendo assim o 6º lugar da classificação geral.
Pedro Figueira, treinador dos estudantes, era um homem satisfeito, apesar de considerar que o 1º lugar estaria ao alcance de João Santos “com mais tempo para trabalhar”. Uma possibilidade que agora vai ter, já que o objectivo desta participação era avaliar o interesse desportivo desta competição organizada pela European University Sports Association, a qual é integrada pela Federação Académica do Desporto Universitário, havendo a intenção de participar no Europeu de 2011, que se realiza na Rússia.
A participação da comitiva conimbricense teve o apoio do Instituto Politécnico e da Universidade de Coimbra, bem como da AAC, Câmara Municipal e Turismo do Centro.


AAC além fronteiras.
A participação neste Europeu foi promovida pela Secção de Desportos Náuticos da AAC, que encontrou nas duas instituições de ensino superior de Coimbra parceiros interessados e disponíveis para se fazer representar naquele importante campeonato, que conta com a participação de 550 atletas em representação de 74 instituições. A FADU, representante institucional do desporto universitário e politécnico, foi outro dos parceiros privilegiados, bem como a AAC, a Câmara Municipal e o Turismo do Centro.
Os atletas de Coimbra participaram nas provas de Skiff Ligeiro (Afonso Pais de Sousa) e Skiff Absolutos (João Santos e Pedro Gonçalves), ambicionando pelo menos um lugar nos 6 primeiros classificados num dos eventos.
A comitiva completa-se com o jovem treinador Pedro Figueira, ex-treinador da Universidade de Oxford, o qual regressou recentemente a Portugal para representar a Académica, cabendo a Luís Maricato o papel de “Team Leader”.
Tomé Perdigão sétimo no Mundial
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Boas Férias!!


Não se esqueçam que para o ano há mais, e já ouvi dizer que a pista está a ficar fantástica por isso temos que continuar a ser OS MAIORES!!!
Boas férias!!
sexta-feira, 23 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Nacional dos "pequenitos"
Enquanto ninguém me conta as asneiradas que a miudagem andou a fazer, ficam os resultados dos nossos GRANDES atletas:
1x Inf F - Rafaela Fonseca - 5ª Class
1x Inf M - Gonçalo Delgado - 1º Class
1x Inf M - Carlos Roque - 7º Class
2x Inf M - João Oliveira/João Graveto - 5º Class
1x Ben M - Rodrigo Abreu - 8ºClass
1x Ini F - Maria Vieira - 9º Class
2x Ini F - Marta Oliveira/Alba Abranches - 2º Class
2x Ini M - Vitor Camões/Gustavo Assunção - 3º Class
4x Ini M - Vasco Costa/Vitor Graveto/Tiago Susano/João Filipe - 6º Class
4x Ini M - Pedro Santos/Francisco Lourenço/Francisco Guarda/Pedro Cavaleiro - 7º Class
Resultados oficiais CNV Inf Ini ver aqui
1x Juv F - Inês Pocinho - 2º Class
1x Juv F - Alexandra Rodrigues - 8º Class
2x Juv F - Inês Dias/Carolina Bacalhau - 1º Class
2x Juv F - Mariana Mota/Angela Canato - 6º Class
4x Juv F - Ana Vale/Beatriz Martins/Beatriz Matos/Maria Redondo - 2º Class
2x Juv M - João Oliveira/João Guarda - 4º Class
4x Juv M - Ricardo Francisco/Rui Santos/João Álvaro/Diogo Melo - 4º Class
4x Juv M - António Pais/Gonçalo Oliveira/Diogo Abreu/João Amaro - 10º Class
Resultados oficiais CNV Juv ver aqui
Entretanto, e como a internet é um mundo, descobrimos algumas imagens de belos momentos protagonizados pelos atletas da AAC em dia de prova...




Ficamos à espera de mais preciosidades... eheh ;)
terça-feira, 6 de julho de 2010
Taça de Portugal
A Académica foi o único dos clubes da região a vencer, conquistando o 1º lugar nas provas de quadri-scull feminino (Teresa Mesquita, Carolina Dias, Ana Viegas e Mafalda Lopes), skiff masculino (com o internacional Tomé Perdigão) e quadri-scull masculino (João Santos, Manuel Pita, António Vale e Pedro Gonçalves).
Na sua luta particular com o Clube Naval Infante D. Henrique pela Taça de Portugal a Académica acabou por sair derrotada, pois mais três medalhas de bronze (double-scull, 4 sem timoneiro e “oito” masculinos) não foram suficientes para levar de vencida o clube de Gondomar, que venceu 5 das 8 regatas, vencendo a Taça de Portugal em Masculinos e Femininos ganhando mais alguns pontos na luta pelo Ranking Nacional de Clubes. O Fluvial Vilacondense foi o único clube a intrometer-se neste mano-a-mano entre Académica e Infante, vencendo o skiff feminino.
O Ginásio conquistou igualmente duas medalhas de prata, no skiff feminino e “oito” masculino.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
IV TROFÉU MESTRE DE AVIS
Reportagem do IV TROFÉU MESTRE DE AVIS em:
http://www.cabovisao.pt/televisao/canalv
(Seleccionar "Reportagens" e "4º Troféu Mestre de Avis")
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Académica campeã nacional no “oito”
A Académica venceu no passado Domingo a mais importante prova do calendário nacional, o shell de 8 com timoneiro sénior masculino, última prova do programa do Campeonato Nacional de Velocidade, que se realiizou Sábado e Domingo em Melres. A tripulação dos “estudantes” bateu por menos de um segundo o histórico Caminhense, campeão em título, numa final vibrante de emoção, ganhando por mérito próprio o direito a ser fiel depositária da “Taça Lisboa”, peça escultórica com mais de um século.
Depois do 2º lugar no ano anterior – atrás do Caminhense - e da vitória na Internacional da Queima das Fitas/Águas de Coimbra em Maio passado, era justa a expectativa de uma prova disputadíssima, como se veio a verificar. O Caminhense faltou à regata de Coimbra e a Internacional de Gondomar, uma semana depois, não serviu para medir diferenças, já que a equipa da AAC se envolveu numa colisão com o Infante D. Henrique e ficou a mais de 30 segundos do Caminhense. A regata iniciou-se com uma acesa disputa entre os “oitos” do Infante e do Caminhense, com a Académica um pouco mais atrás. Aproximadamente a meio percurso o Caminhense atacou, deixando o Infante para trás em 10 remadas. A Académica conseguiu acompanhar o Caminhense, igualá-lo a 500 metros da meta, colocar-se na dianteira a 250 metros da meta e bater a tripulação minhota por uma proa, numa das finais mais disputadas dos últimos anos. Estava feita história para a Académica, com o primeiro título nacional no “oito” sénior masculino. Autores do feito: João Viegas, Ricardo Paula, Eduardo Ferreira, Tomé Perdigão, João Santos, Pedro Gonçalves, Afonso Sousa, João Rodrigues e o timoneiro João “Formiga” Nogueira.
Estes 8 atletas haviam já dado boa conta de si anteriormente, “desdobrando” para outros tipos de barco. Resultado: vitórias e títulos nacionais no Skiff (João Santos), Shell de 4 sem timoneiro (João Viegas, Ricardo Paula, Tomé Perdigão, João Santos) e Quadri-scull (Eduardo Ferreira, João Rodrigues, Pedro Gonçalves, Afonso Sousa). O único título em Juniores foi na prova de quadri scull masculino (António Vale, Tomé Perdigão, Carlos Pereira, João Nogueira).
Além destes títulos nacionais, a Académica conquistou ainda 4 medalhas de prata (Quadri-scull júnior feminino, shell de 2 sem timoneiro peso ligeiro masculino, skiff sénior feminino e shell de oito com timoneiro sénior feminino) e 4 de bronze (shell de 4 sem timoneiro sénior feminino, double-scull júnior feminino e masculino, e double-scull sénior masculino).
A Académica continua a liderar o ranking nacional, tendo o Infante reduzido a diferença para 80 pontos, quando faltam ainda disputar 5 provas pontuáveis.
Taça Lisboa
A necessidade de regulamentação das regatas de Remo mereceu alguma reflexão no Congresso Marítimo Nacional, promovido pela Liga Naval Portuguesa, em 1902, sem que contudo daí resultasse alguma alteração tendo, no entanto, sido aprovada a tese "Impulsionamento do rowing nacional. Sua utilização possível na educação física do povo português".
Em 1904, a pedido de Joaquim Leote, as principais associações náuticas de Lisboa concorrem à criação da Taça Lisboa que constituirá um prémio de honra perpétuo destinado a ser disputado num grande Campeonato Nacional, a realizar anualmente em inriggers de quatro remos, numa extensão de 2000 metros, sob as condições do Regulamento de Corridas aprovado no seio da Convenção a 20 de Abril daquele ano.
A primeira regata foi realizada a 29 de Maio de 1904. Mais recentemente este troféu começou a ser atribuído ao vencedor da prova de shell de oito com timoneiro sénior masculino no Campeonato Nacional de Velocidade, dado ser esta a prova e o tipo de barco com mais relevância no calendário nacional de remo.