terça-feira, 30 de novembro de 2010

Académica na Vesta Scullers Head

A equipa de remo da Académica deslocou-se a Londres com 3 dos seus remadores para participar na Vesta Scullers Head, regata disputada em Skiff (barco individual) e que contou com a participação (limitada) de 425 remadores de vários escalões.

A contratação em Maio passado do treinador Pedro Figueira trouxe algumas novidades ao remo dos estudantes. Assim, além da grande focalização no treino de água, que tem trazido evidentes melhorias técnicas aos remadores de Coimbra (o vice-título Europeu Universitário de João Santos ou a vitória no Shell de oito Sénior no Nacional de Verão são disso exemplos), o objectivo do ex-treinador de Oxford é dar “rodagem” internacional aos atletas da Académica, mais ainda quando a maioria deles não se revê na equipa nacional, apesar do seu valor.

A aposta foi permitir a participação de 3 atletas nessa fantástica regata que é e Vesta Scullers Head, disputada na distância de 4,25 milhas (cerca de 7 km) no rio Tamisa, um evento que espelha bem a elevada dimensão do remo inglês – o remo é a 3ª modalidade em Inglaterra, a seguir ao Futebol e ao Rugby.

A comitiva de Coimbra foi constituída Helen Manson, Teresa Mesquita e Diogo Maia, acompanhados pelo treinador Pedro Figueira. Helen Manson teve o melhor resultado da equipa, ficando em 2º lugar no escalão Masters A (mais de 27 anos) com 24m38s, com Teresa Mesquita a ficar no 5º lugar no mesmo escalão com 25m16s. Diogo Maia, a remar na Elite Pesos Ligeiros – uma das categorias mais disputadas – obteve o 6º lugar com 23m5s, tendo realizado uma prova extremamente interessante e deixando boas indicações para o resto da temporada.

A comitiva da Académica regressou no domingo e já está a trabalhar com vista ao Abierto Internacional de Andaluzia, que se realiza em Sevilha de 17 a 19 de Dezembro. Antes disso as camadas jovens irão ter a 2ª prova do Torneio de Escolas: o Duatlo organizado pelo Ginásio no dia 11 de Dezembro, na Figueira da Foz.

Teresa Mesquita

Helen Manson

Diogo Maia

Sem comentários: