sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Coimbra abre época de remo

A cidade de Coimbra foi o palco escolhido para a primeira regata de remo da temporada 2010/11: o Torneio de Escolas da Associação de Remo da Beira Litoral. Contando com a organização da AAC e ARBL e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra beneficiou da clemência do S. Pedro, permitindo que o programa decorresse sem sobressaltos.

Académica, Naval 1º de Maio, Ginásio, Galitos, Cacia e Praia de Mira foram os clubes presentes no passado sábado na cidade dos estudantes, embora num horário em que poucos estudantes estarão acordados ao fim-de-semana: às 9h30 deu-se início às “hostilidades”, com os 70 atletas entre os 9 e os 15 anos divididos pelos vários escalões de idade.

A Académica foi o clube com mais participantes (30) e por isso foi com alguma naturalidade que venceu 3 das 8 regatas: Guilherme Seara, David Abegoaria e Madalena Campos sagraram-se vencedores nos escalões 0, 1 e 4, respectivamente.

No entanto, as vitórias foram repartidas entre os vários clubes: Colectividade Popular de Cacia (Inês Dias e Frederico Martins), Ginásio Figueirense (Mariana Rodrigues e Bruce Margato), Galitos (Isabel Aleixo) e Naval 1º de Maio (Raquel Pimentel) inscreveram igualmente o seu nome na galeria de honra desta regata pequena em dimensão mas grande em alcance desportivo, já que se destina a atletas inscritos pela primeira vez na modalidade de remo.

O próximo evento do calendário regional é a 2ª prova do Torneio de Escolas, um Duatlo (corrida e ergómetro) organizado pelo Ginásio Figueirense no dia 11 de Dezembro. Nesse mesmo dia alguns dos clubes da ARBL deslocar-se-ão a Vila Nova de Gaia para a clássica regata de Natal da Ass. Remo do Distrito do Porto.

Antes disso a Académica desloca-se a Londres com 3 dos seus remadores para participar na Vesta Scullers Head, regata que se realiza no próximo sábado. Este evento tem a participação limitada a 500 concorrentes, todos eles em skiff (barco individual). De registar que esta deslocação pretende dar rodagem a alguns atletas de valor que não pertenceram ao grupo dos 7 internacionais da Académica em 2009/10, sendo a comitiva composta por Helen Manson, Teresa Mesquita e Diogo Maia, (bem) treinados por Pedro Figueira.

Sem comentários: