quarta-feira, 23 de junho de 2010

Académica campeã nacional no “oito”

A Académica venceu no passado Domingo a mais importante prova do calendário nacional, o shell de 8 com timoneiro sénior masculino, última prova do programa do Campeonato Nacional de Velocidade, que se realiizou Sábado e Domingo em Melres. A tripulação dos “estudantes” bateu por menos de um segundo o histórico Caminhense, campeão em título, numa final vibrante de emoção, ganhando por mérito próprio o direito a ser fiel depositária da “Taça Lisboa”, peça escultórica com mais de um século.

Depois do 2º lugar no ano anterior – atrás do Caminhense - e da vitória na Internacional da Queima das Fitas/Águas de Coimbra em Maio passado, era justa a expectativa de uma prova disputadíssima, como se veio a verificar. O Caminhense faltou à regata de Coimbra e a Internacional de Gondomar, uma semana depois, não serviu para medir diferenças, já que a equipa da AAC se envolveu numa colisão com o Infante D. Henrique e ficou a mais de 30 segundos do Caminhense. A regata iniciou-se com uma acesa disputa entre os “oitos” do Infante e do Caminhense, com a Académica um pouco mais atrás. Aproximadamente a meio percurso o Caminhense atacou, deixando o Infante para trás em 10 remadas. A Académica conseguiu acompanhar o Caminhense, igualá-lo a 500 metros da meta, colocar-se na dianteira a 250 metros da meta e bater a tripulação minhota por uma proa, numa das finais mais disputadas dos últimos anos. Estava feita história para a Académica, com o primeiro título nacional no “oito” sénior masculino. Autores do feito: João Viegas, Ricardo Paula, Eduardo Ferreira, Tomé Perdigão, João Santos, Pedro Gonçalves, Afonso Sousa, João Rodrigues e o timoneiro João “Formiga” Nogueira.

Estes 8 atletas haviam já dado boa conta de si anteriormente, “desdobrando” para outros tipos de barco. Resultado: vitórias e títulos nacionais no Skiff (João Santos), Shell de 4 sem timoneiro (João Viegas, Ricardo Paula, Tomé Perdigão, João Santos) e Quadri-scull (Eduardo Ferreira, João Rodrigues, Pedro Gonçalves, Afonso Sousa). O único título em Juniores foi na prova de quadri scull masculino (António Vale, Tomé Perdigão, Carlos Pereira, João Nogueira).

Além destes títulos nacionais, a Académica conquistou ainda 4 medalhas de prata (Quadri-scull júnior feminino, shell de 2 sem timoneiro peso ligeiro masculino, skiff sénior feminino e shell de oito com timoneiro sénior feminino) e 4 de bronze (shell de 4 sem timoneiro sénior feminino, double-scull júnior feminino e masculino, e double-scull sénior masculino).

A Académica continua a liderar o ranking nacional, tendo o Infante reduzido a diferença para 80 pontos, quando faltam ainda disputar 5 provas pontuáveis.


Taça Lisboa nas mãos dos CAMPEÕES NACIONAIS

Taça Lisboa


A necessidade de regulamentação das regatas de Remo mereceu alguma reflexão no Congresso Marítimo Nacional, promovido pela Liga Naval Portuguesa, em 1902, sem que contudo daí resultasse alguma alteração tendo, no entanto, sido aprovada a tese "Impulsionamento do rowing nacional. Sua utilização possível na educação física do povo português".

Em 1904, a pedido de Joaquim Leote, as principais associações náuticas de Lisboa concorrem à criação da Taça Lisboa que constituirá um prémio de honra perpétuo destinado a ser disputado num grande Campeonato Nacional, a realizar anualmente em inriggers de quatro remos, numa extensão de 2000 metros, sob as condições do Regulamento de Corridas aprovado no seio da Convenção a 20 de Abril daquele ano.

A primeira regata foi realizada a 29 de Maio de 1904. Mais recentemente este troféu começou a ser atribuído ao vencedor da prova de shell de oito com timoneiro sénior masculino no Campeonato Nacional de Velocidade, dado ser esta a prova e o tipo de barco com mais relevância no calendário nacional de remo.




3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto de ver que apoiam os vossos atletas "adultos" mas é uma pena que não façam o mesmo com os vossos atletas jovens.

disse...

Pois o problema é que quem apoia este blog por acaso também tem que trabalhar para ganhar a vida, dar treinos ao remo jovem e ainda arranja tempo para treinar para tentar dar mais alguns pontos ao clube... Será que ainda arranja algum tempo para ter VIDA PRÓPRIA??

António disse...

Na foto de grupo qual o braço mais defenido?? XD