domingo, 14 de setembro de 2008

Campeonato Nacional de Sprint - Yolle

O Tejo recebeu ontem o Campeonato Nacional de Sprint em Yolle, desta vez em Oeiras, que nos causou alguns problemas logísticos. A aventura da mancha negra começou logo na 6ªf, com alguns atletas a terem de se deslocar a Lisboa para fazerem a "viagem" Alcântara-Paço d'Arcos (aproximadamente 13km) com vento e ondas, naquelas barcaças gigantes e pesadas. Com os barcos no Clube Náutico de Paço de Arcos, foi tempo de o nosso grande Alfredo iniciar a sua explicação técnica do processo de entrada na água. Claro que ver umas ondinhas a rebentar na areia e barcos do Ferroviários a virar quando estavam nesse processo, fez com que na nossa comitiva sentisse um certo nervosismo. Para acalmar os ânimos e encher o bandulho a malta reuniu-se no parque mais próximo, e houve ainda tempo para ir beber um cafezinho e comer um pastel de nata na "Casa dos Cacetes", café este cheio de atletas masters (na casa dos 80/90 anos), que rapidamente deitaram o olho aos nossos regressados da Lituânia!
Depois do almoço a mensagem do nosso grande "mister" foi clara! Entrar a ganhar e assumirmos a liderança deste campeonato! E assim foi... as meninas entraram no 4+ e arrasaram a concorrência. Com uma vantagem claríssima, CNL Ginásio e ANL ficaram para trás, e a tarde começava a ficar negra. Seguiu-se a prova de 4+ Sénior, disputada em 2 séries, tendo a AAC vencido uma delas. No final, um 2º lugar (as outras duas tripulações não sei muito bem em que lugar ficaram, mas prometo que assim que os resultados estiverem disponíveis serão feitos os devidos "acrescentos").
Numa operação relâmpago, assim que as meninas chegaram da prova de 4+, já o 8+ estava na água com os nossos auxiliares de embarque (Xano e Cristo) com água pelo pescoço, para procedermos à mudança de barco. Com duas estreantes a bordo, esta prova correu da melhor forma, deixando a concorrência para trás. Mais um título... e a tarde mais negra ficava!!
Inspirados com os excelentes resultados do sector feminino, os nossos juniores entraram em acção. Foi clara a superioridade dos nossos atletas, tanto que os dois barcos ocuparam o 1º e 2º lugares do pódio. Tudo negro...
A parte cómica do dia ficou para o final da tarde. Atenção! LARGA! e lá vai a prova de 8+. Tudo a correr normalmente, a prova acaba... AAC na liderança e... alguém apresenta um protesto. Por esta altura já os nossos atletas saíam da água, o treinador andava ao banho... bem, um clima de festa, porque a tarde já era obviamente NEGRA! Chamam os delegados, dizem aos atletas para não saírem da água... e vai de fazer a regata outra vez. Mais uma volta mais uma voltinha! Todos alinhados e vai a segunda dose de final do 8+. Desta vez, já a prova ia a mais de meio, duas embarcações envolvem-se num choque, a nossa AAC mais uma vez na frente da prova e... bandeira vermelha! Pára tudo!! Desclassifica-se quem não merece e... Mais uma volta mais uma voltinha!!! Será que é desta que os vermelhos passam para a frente?!? Terceira largada e desta vez chegou ao fim. Foi desta que ficámos em 2º! Mas a tarde foi mesmo INDISCUTIVELMENTE NEGRA!!!
Seguiram-se as medalhas, entrevistas, as vozes ficaram roucas com tantos F-R-As e... a maldita logística outra vez!! Põe o yolle no atrelado, mete os remos no autocarro e... volta a remar para Alcântara!!! Foi o 4+ com os juniores e o 8+ misto. Esta viagem foi qualquer coisa de extraordinária. Falo apenas do 8+... Ana Vale a timonar, a fazer curvas e contra curvas (fizemos para aí mais uns 2km à conta desta menina), claramente distraída com os peitorais do 7 e 8 (Cristo e Rafa, respectivamente) que treinam claramente para aumentar o tamanho e definição desta musculatura!! Depois ainda tínhamos a Claúdia a "puxar" para o bronze, acompanhada pelo Pedro Gonçalves filho a queixar-se do cú e a sair disparado do slide, o Xano a tentar meter ordem no barco, o Fera concentrado a remar, e as manas Mesquita a gritarem para endireitar o rumo, já com uma grande vontade de mandar uns caldos à timoneira! Ao fim de 1h30 chegámos com o pessoal todo furioso porque o sr. motorista queria ir embora e, em mais uma operação relâmpago, tirámos os barcos da água e depois de tudo lavado e arrumado regressámos.
Enfim... uma longa aventura onde a AAC mais uma vez mostrou a sua raça! Agora é concentração absoluta para o Sprint, onde "a jogar em casa" temos de encher as margens do Mondego para trazermos até Coimbra o título que bem merecemos!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas que grande aventura!
Mas o que é bom, é bom mesmo! Ganha!
E ganha! E vai ser sempre assim, já que motivação, vontade, força (??), equilíbrio, sentido de orientação(Ana Vale tens que aprumar mais a vista para o que realmente é importante...), firmeza, etc. etc. continua a ser o lema deste grande clube.
E o episódio do 8+.............
não vale a pena valorizar; lá diz o ditado: "dos fracos não reza a história"
É preciso é preparar para a grande festa do dia 27.
Lá estaremos. TODOS!

Anónimo disse...

muito pouco se fala dos juniores da academica :)

Zi disse...

Juniores?!? Nunca ouvi falar... quem são esses?!? ;)

rowing disse...

Diverti-me imenso é por isso que quero continuar a partilhar com esta familia momentos como os que vivemos nesta prova.
bjos Fátima