domingo, 28 de setembro de 2008

1st Place

Académica “sprintou” para um título inédito
O remo da Académica conquistou ontem o título de campeão nacional de clubes. Um título inédito e ainda por cima tendo o Rio Mondego como palco. O Ginásio Figueirense sagrou-se vice-campeão

O dia 27 de Setembro de 2008 vai ficar para sempre na memória da Secção de Desportos Náuticos da Académica (SDN-AAC). Isto porque o clube conimbricense assegurou ontem, pela primeira vez na sua história, o título de campeão nacional de clubes em Remo. Ainda por cima, a vitória neste campeonato - que nos últimos 11 anos foi dominado pelo Clube Fluvial Portuense – foi festejado em pleno Rio Mondego, precisamente a “casa” dos estudantes.
Partindo com menos de meia centena de pontos para a 14.o e derradeira prova - denominada Campeonato Nacional de Sprint - pontuável para o Ranking Nacional de Clubes, os pupilos de Júlio Amândio (um dos principais responsáveis por este feito assinalável) não facilitaram e suplantaram o adversário directo e único que ainda tinha alguma possibilidade de evitar que o título ficasse em Coimbra: Ginásio Figueirense.
(...)
Ficar em 1.º quando o objectivo era... o 4.º
Foi um caso de sucesso a temporada dos anfitriões, como reconheceu o líder da SDN-AAC. É que para esta época desportiva, a Académica apenas tinha traçado como objectivo principal chegar ao 4.o lugar..., mas afinal a ascensão foi bem maior do que estava perspectivado, apesar das naturais dificuldades sentidas ao longo do ano. «Melhorámos muito qualitativamente e em quantidade e a dada altura da temporada chegámos à conclusão de que podíamos ir mais além. E assim foi», contou com enorme satisfação Ruben Leite que mostrou, igualmente, agrado quanto à capacidade organizativa demonstrada pela secção, que também costuma dar “cartas” na Regata Internacional da Queima das Fitas.
A competição, que durante o dia de ontem deu um brilho intenso às águas do Mondego, contou com a participação de 14 emblemas vindos de todo o país num total de 390 atletas, sendo que dois deles estiveram, recentemente, nos Jogos Olímpicos de Pequim (Pedro Fraga e Nuno Mendes). Das 16 regatas cinco foram vencidas pelos novos campeões nacionais (...).

Diário de Coimbra

2 comentários:

Anónimo disse...

PARABENS AAC, de alguem de fora que sempre vos acompanha!

Anónimo disse...

Grande dia! Grande festa!
Mas é certo que a malta merece. E isto de ganhar em casa tem um sabor bem melhor.
Parabéns a todos.