segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Campeonato Nacional de Fundo 2011

Caldas de Aregos recebeu o Campeonato Nacional de Fundo, a primeira regata pontuável para o ranking nacional de clubes 2011. A Académica fez jus aos pergaminhos, vencendo 3 das 9 regatas, com o Ginásio a subir por uma vez ao lugar mais alto do pódio.

O ano de 2011 começou como acabou a temporada de 2010: uma animada luta entre Académica e Infante. Mas se no Sprint 2010 - disputado em Coimbra - a Académica venceu mais regatas e a classificação por pontos, conquistando o título nacional de clubes, neste apronto inicial de 2011 o Infante conseguiu melhor pontuação que os “estudantes” (164 contra 160 pontos). Mas no que respeita a eficiência a Académica não deu hipóteses a ninguém: com 6 equipas conseguiu o pleno: três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze!

As vitórias dos conimbricenses aconteceram no double-scull júnior (Carolina Bacalhau/Inês Dias), quadri-scull júnior (André Duarte/Rui Santos/Carlos Pereira/António Vale) e quadri-scull sénior (Helen Figueira/Teresa Mesquita/Mafalda Lopes/Carolina Dias). No Quadri-scull e shell de 4 sem timoneiro sénior masculino obteve 2 medalhas de prata, com o “oito” sénior a quedar-se pelo 3º lugar na última regata do programa.

O Ginásio Figueirense venceu a prova de 4 sem timoneiro júnior (Francisco Mesquita/Joel Silva/Pedro Moreira/Joel Cabete), conquistando ainda um 2º lugar no quadri-scull júnior masculino e um 3º lugar double-scull sénior feminino. O Galitos foi 3º classificado no quadri-scull sénior masculino.

O Nacional de Fundo foi a primeira das 14 regatas pontuáveis para o ranking nacional de clubes, cuja classificação atribui o título de campeão nacional de clubes. Apenas 13 clubes estiveram presentes neste evento, com algumas queixas relativas ao local do evento – os clubes de Lisboa enfrentam 5h de viagem na ida e mais 5h no regresso.

A próxima prova do calendário realiza-se em Coimbra, a 12 de Fevereiro: a 4ª prova do Torneio de Escolas deverá contar com perto de centena e meia de atletas representando os 6 clubes da Associação de Remo da Beira Litoral.

2x Júnior Feminino: Inês Dias, Carolina Bacalhau

4x Júnior Masculino: Rui Santos, António Vale, André Duarte, Carlos Pereira

4x Sénior Feminino: Helen Figueira, Mafalda Lopes, Teresa Mesquita, Carolina Dias

Comitiva medalhada AAC

5 comentários:

Zi disse...

SÃO OS MAIORES!!!! Parabéns a todos ;)

Anónimo disse...

Só 3 clubes? Acho que essa informação está errada.

Timoneiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Zi disse...

Realmente o Nacional foi pouco concorrido mas não tanto!!! Vou fazer a correcção do número de Clubes! Obrigada pela correcção!!

Anónimo disse...

foram 14. engraçado que quando há asembleias gerais da fpr aparecemm muitos mais para votar...