sábado, 8 de novembro de 2008

F-R-A!!!!!

Antes de mais vou desde já felicitar todos os atletas que competiram hoje nas águas do Mondego pelas prestações que deram. Não se esqueçam que isto foi só o começo duma GRANDE época.
Brevemente estará por aqui a reportagem das provas.

Dei conta que no final da entrega dos prémios, quando todos gritámos o F-R-A, os nossos atletas mais novos ficaram a olhar para nós, um tanto ou quanto desorientados com o nosso grito. Não que fosse uma novidade, pois na nossa cidade ouvem-se hoje em dia estes gritos com alguma frequência. Lembrei-me então de fazer aqui uma pequena explicação do que é o Grito Académico F-R-A, não apenas para os mais novos mas também para aqueles que pensam que o sabem.

GRITO ACADÉMICO F-R-A:
Então malta, e para.....(a Académica).......não vai nada,nada,nada,nada?
- Tudo ! (Todos)
Mas mesmo nada,nada,nada,nada?
- Tudo ! (Todos)
Então, com toda a cagança, com toda a pujança ... (e "Espírito Académico" ou "e com eles bem no sítio")... aqui vai/sai um...F. R. A!
- Frá! (Todos)
F. R. E. !
- Fré! (Todos)
F. R. I !
- Fri! (Todos)
F. R. O !
- Fró! (Todos)
F. R. U. (com prolongamento do som É da letra F: "éf "- concluindo com R.U. - "ériu").
- Fru! (Todos)

(Todos) FRA, FRE, FRI, FRO, FRU!

ALIQUA, (a)liquá, (a)liquá (Bis)
CHIRIBIRIBI-TÁ-TÁ-TÁ-TÁ (Bis)
HURRA, HURRA, HURRA!!!

Sabe-se que o grito académico foi criado (embora desconhecendo o autor) na Academia de Coimbra para assinalar momentos de grande alegria e satisfação. A sigla F.R.A. que para quase todos nós provavelmente não significa nada, na altura era a sigla da Frente Revolucionária Académica (ou Falange de Renovação Académica), grupo que surgiu nos tempos conturbados da Crise Académica. Na origem da Frente Revolucionária Académica esteve (curiosamente) um estudante brasileiro, daí provavelmente ter surgido a união das vogais "aeiou" como influência dum tema conhecido da época.

O "ALIQUA" deriva do pronome indefinido, que é ALIQUIS (alguém, algo, algum), embora possa assumir-se como substantivo (aliquis, aliqua, aliquid – algum, alguma, alguém, algo, alguma coisa) ou, ainda, como adjectivo (aliqui, aliqua, aliquod – algum, alguma, algo). Resta, agora, é pensar por que razão este termo existe no grito.pensa-se que seja uma interpelação (recurso estilístico conhecido por Apóstrofe ou invocação), na ideia de chamar, congregar, reunir a atenção e vontades de todos.

Como no início do século XX as festas e cortejos estudantis eram muitas vezes denominadas por "Carnavais de Estudantes", surge como referência histórica a esse facto o "CHIRIBIRIBI-TA-TA-TA-TA" que era uma Marcha Carnavalesca de Victor 34.115B interpretada e gravada em 1936 pelo "Bando da Lua".

ERROS MAIS COMUNS:
- Áfe-érre-á em vez de F-R-A
- Responder "Á", "É", "Í"... em vez de "Frá!", "Fré!", "Frí!"...
- Responder "Chiribita-ta-ta-ta" em vez de "Chiribiribita-ta-ta-ta"
- Pronunciar "arriqua" ao invês de "Aliqua" (termo latino)

4 comentários:

Anónimo disse...

Importante e oportuno!!
Até eu aprendi!

Ps-só falta agora estimular os nossos jovens remadores a visitar este sitio (entre outros do remo como ARBL por ex)

Anónimo disse...

Interessante post histórico!!

Anónimo disse...

Ena ena! Que a treinadora não dá só lições de remo, mas também dá lições de espírito académico!
Muito bem (e muito oportuno e útil)para muitos meninos que "julgam" que sabem tudo e cometem muitos destes erros apontados. Ainda agora chegou e já está 1-0 para ela.
Parabéns pelos resultados da nossa secção. E viva a Académica! F-R-A

J.Pierre Silva disse...

Explicação mais completa em: http://notasemelodias.blogspot.com/2008/09/notas-sobre-o-grito-acadmico-fra.html