quarta-feira, 5 de maio de 2010

XXIX REGATA INTERNACIONAL QUEIMA DAS FITAS/ ÁGUAS DE COIMBRA


MONDEGO RECEBE A MAIOR REGATA DE SEMPRE REALIZADA EM PORTUGAL

20 clubes nacionais, 11 estrangeiros, mais de mil atletas, cerca de meio milhar de tripulações e oito pistas a rasgar o Mondego são os números apresentados hoje, em Conferência de Imprensa, que garantem a realização da maior regata de sempre em Portugal . O Mondego será o cenário desta grande iniciativa, já no próximo sábado, dia 8 de Maio.

O Coordenador da Comissão Organizadora, Luís Maricato, sublinhou a importância destes números, que conferem uma dimensão única ao evento - “o maior da Queima das Fitas, a maior regata de sempre em Portugal e um dos maiores eventos da cidade e da região” -, salientando o apoio e mobilização das entidades envolvidas: Águas de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Comissão da Queima das Fitas e Federação Portuguesa de Remo.

Congratulando-se com o sucesso expectável desta regata, Luís Providência, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra aproveitou para “presentear” a Secção de Desportos Náuticos da AAC com um barco de competição para 4 remadores (uma embarcação quadri-skull convertida em shell de 4), que irá à aprovação do executivo camarário já na próxima reunião e servirá para premiar esta agremiação pela conquista do título de Campeão Nacional de Clubes.

Marcelo Nuno, na sua vez, reforçou a importância dos óptimos resultados que esta secção desportiva tem vindo a alcançar, que justificam o envolvimento e apoio da empresa a que preside. Com efeito, a Águas de Coimbra continua a associar-se e a dar o nome a esta regata internacional, considerando que desta forma promove a vivência e a aproximação da cidade ao rio Mondego. “A empresa tem acompanhado o crescimento e notável trabalho desenvolvido por esta Secção desportiva da AAC, que tem vindo a melhorar as suas instalações e infra-estruturas e que se tem dotado dos meios necessários para que a prática do remo seja um sucesso”, concluiu o Presidente da AC.

Entre os meios necessários para atingir os melhores resultados estará, por certo, a contratação de um novo treinador pela Secção de Desportos Náuticos. Pedro Figueira, recém-chegado da Universidade de Oxford, onde esteve a orientar a equipa de pesos ligeiros, é o novo reforço da equipa conimbricense, publicamente apresentado nesta conferência de imprensa, pelo Presidente da Secção, Afonso Pais de Sousa.

A Federação Portuguesa de Remo, ali representada por Fernando Ferreira, enalteceu o facto da equipa de Coimbra ser aquela que tem o maior número de atletas inscritos na federação e realçou a qualidade desportiva da realização desta grande regata.

Nesta apresentação do evento aos órgãos de comunicação social estiveram ainda presentes Filipa Godinho, Comissária do Desporto da Queima das Fitas 2010, e Agostinho Oliveira, Comissário das Relações Institucionais da Queima das Fitas 2010.


Sem comentários: