domingo, 9 de maio de 2010

Académica de “ouro” no Memorial José Matos


O shell-8 com timoneiro academista superou a concorrência e bateu os espanhóis do Miño ao “sprint”, consagrando-se como o grande vencedor do dia

Uma edição que ficará na história. Esta é uma certeza que resulta da conquista, pela primeira vez, do Memorial José Matos por parte da Académica. Depois da conquista do nacional de clubes, este era um sonho há muito perseguido pelos estudantes, desejo que ficou bem evidente no segundo lugar da edição transacta. Desta feita, a festa na prova rainha da XXIX Regata Queima das Fitas - o XVI Memorial José Matos - foi feita pelos da “casa” que superaram a forte concorrência nacional, em especial do Fluvial Portuense que defendia o título de 2009, e internacional, com os espanhóis do Miño a serem apontados como fortes candidatos ao trono.
Equilíbrio foi algo que não faltou na prova de encerramento. Com as atenções centradas na Académica, os “pretos” na vacilaram e superaram, ao “sprint” o Miño. O equilíbrio foi tal que qualquer das duas equipas ousou festejar no “corte” da meta, mas pela voz do “speaker” de serviço chegou a confirmação do triunfo conimbricense.
Um fecho de ouro para um dia que até nem começou da melhor forma. A organização tratou de tudo ao pormenor, é certo, mas São Pedro resolveu pregar uma valente partida. Chuva e vento foram condicionantes que se aliaram à forte ondulação do rio Mondego. As sempre animadas regatas dos mais jovens ainda começaram, mas foram interrompidas, pela ordem dos árbitros presentes. Algo inesperado, mas que acabou por não se estender à parte da tarde, altura em que os mais velhos entraram em cena.
Se para muitos a grande meta passa por participar e dar o melhor de si, outros há que já convivem com as medalhas de forma natural. Afinal, o “ouro”, a “prata” ou o “bronze” são o corolário do esforço dispendido não só nas provas como nos muitos treinos que as antecedem.
Nas oito finais da manhã, relacionadas com o remo jovem, destaque para duas conquistas da Académica, no double-scull juvenil feminino e masculino. Entre os rapazes, nesta categoria, realce para o terceiro posto dos jovens do CN Praia de Mira que assim subiram ao último lugar do pódio. Ainda da parte da manhã, também o shell de quatro juvenil masculino academista ascendeu ao último lugar.
Aos quatro pódios da manhã das equipas da região, juntaram-se mais alguns da parte da tarde. Aqui, realce para os triunfos das senhoras. O Ginásio brilhou no double-scull absoluto e a Académica triunfou no quadri-scull.
Os rapazes quiseram igualmente aliar-se à festa dos pódios, mas, neste capítulo, apenas a Académica os alcançou, designadamente no shell de quatro (2.o lugar), no double-scull (3.o) e no shell de dois (3.o).
O dia encerrou com a já mencionada conquista da Académica no XVI Memorial José Matos, prova em que o Ginásio ficou em quatro, falhando o pódio por muito pouco.

Diário de Coimbra, 09/05/10

3 comentários:

Anónimo disse...

Só foram 16 a tentar ganhar o memorial!!!
Obrigado a todos desde clube.
Obrigado AAC_Remo

Anónimo disse...

Grande equipa a da nossa secção, desde o mais novo até mais veterano, passando por dirigentes, técnicos e colaboradores. Estão todos de parabéns e estas vitórias nos 2 barcos mais importantes, o 4XF e o 8+M, são de todos nós. Parabéns SDN!

Anónimo disse...

hella tantos parabens :)
queria era fotos do 4xF :b