domingo, 6 de dezembro de 2009

O Campeonato de Remo Indoor trouxe a Coimbra mais de meia centena de atletas

Bruno Amorim e Sara Silva “consagrados” na cidade do Mondego


"Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade do Mondego acolheu o Campeonato Nacional de Remo Indoor, um evento que contou com a chancela da secção de Desportos Náuticos da AAC e que teve a colaboração da Federação Portuguesa e da autarquia conimbricense. No total, foram 533 os atletas presentes em representação de 33 emblemas (entre portugueses e espanhóis).
Não obstante se tratar de uma variante ainda pouco difundida no território nacional, a verdade é que se trata de uma modalidade que proporciona momentos de espectacularidade, sobretudo devido ao notável desempenho dos atletas, que têm de desenvolver um grande esforço físico ao longo das provas. Aliás, ontem foram vários os remadores que, no final, tiveram de receber assistência para conseguirem sair do local das provas. E alguns nem conseguiram sair pelo próprio pé…
Durante a manhã tiveram lugar as “mangas” dedicadas aos escalões jovens, mas também houve lugar às provas de veteranos e de remo adaptado.
Foram vários os pódios conquistados pelas equipas da Região Centro, destacando-se o título do “estudante” Carlos Pereira nos juvenis masculinos, o dos ginasistas Diogo Silva e Tiago Silva, nos escalões de iniciados e infantis, mas também a grande hegemonia evidenciada pela ACDS Vinha da Rainha no escalão de seniores +65 anos onde, tanto em masculinos como femininos, praticamente monopolizou os lugares do pódio (APPACDM de Soure “roubou” o 3.oº lugar nos masculinos).
No desporto adaptado, onde houve “direito” a presença de um atleta que ainda recentemente participou nos Jogos Paralímpicos – o espanhol Juan Pablo Alonso -, Sara Pinho da Cercimira e Nelson Garrote, da APPACDM de Coimbra, ganharam na prova de Banco Móvel.
A etapa matutina ficou ainda marcada pela queda de dois recordes nacionais. O “alfacinha” António Estrela, em Masters 2, fixou o novo máximo em 6m30,4s, enquanto a jovem atleta do Galitos, Maria Cordeiro, registou semelhante feito no escalão de iniciados, ao fazer 1313 metros durante os cinco minutos de duração da sua prova.

“Dobradinha” de Carlos Pereira
Na primeira etapa do programa vespertino, a navalista Anabela Bandeirinha arrebatou a prata na prova de Promoção+Universitários, mas foi em Remo Jovem que acabou por chegar um dos momentos altos do certame. No escalão masculino, Carlos Pereira, mesmo não conseguindo fazer uma prova tão brilhante como a cumprida durante a manhã, onde ficou a escassos metros do recorde nacional, superou de forma bem convincente a concorrência, assegurando dessa forma a conquista de um título muito festejado pelo público presente no Multidesportos.
Também na prova feminina, o clube organizador conseguiu garantir uma medalha, esta de bronze, por intermédio de Carolina Bacalhau.

Cereja no topo do bolo
Este foi mesmo um bom “aperitivo” para a entrada em cena dos Consagrados. E se nos femininos, Sara Silva, atleta que agora se encontra ao serviço do SC Porto mas que já passou pela Académica, confirmou o favoritismo, vencendo de forma segura, já a prova masculina foi discutida de forma bem emotiva por João Pedro Santos, academista que detinha o título, e Bruno Amorim, do Sporting Clube Caminhense.
Os dois protagonizaram um despique intenso, com o atleta da casa a dominar durante grande parte do percurso, mas a não conseguir encontrar forças para responder à excelente ponta final do minhoto, que arrancou definitivamente para o “ouro” a cerca de 250 metros da “meta”.
O “bigfoot” da Briosa, apesar de ter conseguido um tempo melhor em relação ao que lhe garantiu o triunfo no ano passado, desta feita não conseguiu repetir a proeza, mas ainda assim recebeu, de forma inteiramente merecida, o forte aplauso dos companheiros de equipa."

Classificações

“Promoção” + Universitários Masculinos (1000 metros)
1.º Diogo Freixo (CN Viana)
2.º Daniel Carmo (CFP)
3.º Marino Rodrigues (Caminhense)

“Promoção” + Universitários Femininos (1000 metros)
1.º Diana Almeida (CN Barreirense)
2.º Anabela Bandeirinha (Naval)
3.º Ana Sousa (Galitos)

Remo Jovem Femininos
1.º Covadonga Maceda (Vageadeo/Espanha)
2.º Inês Silva (Galitos)
3.º Carolina Bacalhau (Académica)

Remo Jovem Masculinos
1.º Carlos Pereira (Académica)
2.º João Costa (CN Viana)
3.º Joel Silva (Ginásio)

Consagrados Femininos
Sara Silva (SC Porto)
Janine Coelho (Vilacondense)
Maria Tavares (Infante)

Consagrados Masculinos
Bruno Amorim (Caminhense)
João Pedro Santos (Académica)
Roberto Rodrigues (Caminhense)


Diário de Coimbra

Sem comentários: