quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Boa prestação dos clubes do centro em Sevilha

Vários clubes da região centro deslocaram-se no passado fim-de-semana a Sevilha para participar no V Abierto Internacional de Remo de Andalucia, prova organizada pela Federação Andaluza de Remo. Académica, Ginásio e Galitos obtiveram boas prestações, com destaque para a vitória da Académica no Skiff Júnior e o 3º lugar do shell de oito júnior do Ginásio.

O Guadalquivir foi o palco dos Mundiais de Remo e de Canoagem de 2002, aproveitando parte das estruturas da Expo 1992. O Centro Especializado de Alto Rendimento da Cartuja, situado na ilha com o mesmo nome, recebe diariamente atletas de remo e canoagem todo o mundo. A meio de Dezembro recebe também uma clássica do remo ibérico, que este ano contou com a participação de 10 clubes nacionais.

Da participação lusa destaca-se a prestação dos olímpicos Pedro Fraga e Nuno Mendes, vencedores em double-scull sénior, com Fraga a vencer igualmente o skiff sénior, bem como do “estudante” Tomé Perdigão. O Internacional da Académica venceu confortavelmente o skiff júnior, conseguindo ainda um 4º lugar no double-scull júnior remando com Carlos Pereira, uma jovem promessa a quem se vaticina um futuro risonho na modalidade.

A prestação do Ginásio merece também referência: a equipa de shell de oito júnior da Figueira foi terceira, numa prova em que os 3 lugares de pódio couberam todos em 8 décimas de segundo!

Da participação portuguesa realce ainda para o quarto lugar da Académica no quadri-scull juvenil, com Carolina Bacalhau, Inês dias, Inês Pocinho e Ana Vale (a 1 segundo do 3º classificado), com esta última atleta a realizar uma excelente prestação no skiff no domingo, com novo quarto lugar.

A última regata do programa foi, naturalmente, o shell de oito com timoneiro sénior. A melhor equipa portuguesa foi a Académica, apesar de desfalcada de alguns do seus elementos, com um 7º lugar. O Ginásio foi 10º, com o handicap de ter apresentado novamente a sua equipa júnior.

Em competição estiveram 700 atletas em representação de 30 clubes, numa das melhores regatas de clubes da Península Ibérica.


Tomé Perdigão venceu em Sevilha

Tripulação do Quadri-scull Juvenil da Académica

Tomé Perdigão e Carlos Pereira, 4ºClass no Double Júnior

O "oito" Cidade de Coimbra foi 7º Classificado

Sem comentários: