terça-feira, 21 de abril de 2009

Amarelo no Mondego


A equipa de remo da Académica vai contar com uma nova embarcação shell de oito com timoneiro: Carlos Encarnação dará às 16h do próximo domingo o tiro de partida para uma vida que se espera recheada de sucesso…

Os 19 metros de comprimento em amarelo (daí a alcunha…), com acabamento em carbono e kevlar no interior, não deixam ninguém indiferente. Mesmo quem não percebe nada de barcos sente estar em presença de uma embarcação de grande qualidade e… muito cara!

Construída nos estaleiros alemães de Helmut Empacher, o melhor fabricante mundial de barcos de remo, este modelo alia a qualidade germânica ao alto custo. Ao nível do preço de uma viatura de gama média/alta, mas transportando um timoneiro e 8 “passageiros”, os mais de 43.000 euros de investimento foram integralmente suportados pela Câmara Municipal de Coimbra, premiando dessa forma o título de Campeão Nacional de Clubes conquistado pela Secção de Desportos Náuticos na época passada e que se espera possa continuar em Coimbra no final deste ano.

Esta embarcação é em tudo semelhante aos barcos que venceram as provas de shell de oito com timoneiro masculino (Canadá) e feminino (Estados Unidos) em Pequim 2008. Vem substituir o anterior “oito” da Académica, com 11 anos de idade, que já começava a ser “curto” para a forte concorrência nacional, em virtude não só da idade mas também do seu elevado peso. Vários clubes nacionais têm já embarcações semelhantes, entre os quais se contam Naval 1º de Maio e Ginásio Figueirense. Só o Caminhense, um dos históricos do remo nacional, tem 3 embarcações destas…

A cerimónia de baptismo e o passeio inaugural terão lugar no próximo domingo, a partir das 16h, junto ao Centro Náutico do Parque Verde, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, e do Vereador do Desporto, Luís Providência.

3 comentários:

estarei lá disse...

Espero que a família do remo da AAC esteja em peso no Domingo...

Miguel Alfaiate disse...

excelente aquisição, já há muito que se esperava por este momento.
que ganhem muitos titulos com o "amarelo"

Anónimo disse...

Esperemos que essa grande cerimónia, seja para todos. Não fiquem uns a olhar e no final ainda a arrumar. Fico feliz pela importância que dão a secção. Bem haja.