terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Académica impõem-se na Galiza

A Académica venceu a regata de Quadri-Scull feminino na Regata Miño Internacional – VII Copa Presidente de la Diputación de Pontevedra, que se disputou em Tui no passado sábado.

A equipa masculina de shell de oito da AAC esteve igualmente em destaque, ao conquistar o 2º lugar.
Organizada pelo Clube de Remo do Miño, este evento contou com a presença de vários clubes nacionais: além da Académica participaram ainda o Galitos de Aveiro, Arco de Viana do Castelo, Caminhense, Cerveira, Infante D. Henrique, Vilacondense e Fluvial Portuense.

Entre clubes portugueses e espanhóis cerca de 200 remadores, distribuídos pelos “quadri” – masculino e feminino – e o sempre espectacular “8 com”.
A abrir as hostilidades a Académica venceu o quadri-feminino (Helen Figueira, Teresa Mesquita, Carolina Dias e Mafalda Lopes), dando 1m16 às 2as classificadas, com a equipa B dos estudantes a colocar-se no 4º lugar a somente 75 centésimos de segundo… Uma excelente participação da equipa feminina da AAC, e também dos outros clubes nacionais, com os 8 primeiros lugares a serem ocupados por tripulações lusas.

O quadri-scull masculino quedou-se pelo 3º lugar, a necessitar de mais algum trabalho físico e técnico, mas ainda assim um bom resultado atendendo à pouca experiência de alguns destes elementos.

Na última regata do programa, disputada em 3 mangas – participaram 13 “oitos”! – a Académica foi batida pelo Fluvial Portuense por 8 segundos, o que deixa antever um grande equilíbrio para o resto da temporada. No lugar mais baixo do pódio fico o clube da casa, Remo do Miño, com o Galitos em 7º. A surpresa (pela negativa) foi o histórico Caminhense, vice-campeão nacional de oito sénior em 2010 (batido, recorde-se pela Académica – já que foi apenas 4º classificado, apesar de ter apresentado 3 equipas de sheel de 8 sénior! O remo é realmente um feudo em Caminha.


A próxima prova do calendário realiza-se em Coimbra, a 29 de Janeiro: a 4ª prova do Torneio de Escolas deverá contar com perto de centena e meia de atletas representando os 6 clubes da Associação de Remo da Beira Litoral.

Sem comentários: