quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Dry Day...


O nosso posto náutico está sem água! Esta situação deixou toda a comunidade academista trasntornada... ora vejamos...

- Os atletas não puderam levar a tão preciosa água para o treino.
- O Sousa e o Ferreira foram para as aulas na Faculdade sem tomar banho.
- O Alfredo entrou em depressão porque os barcos foram para o hangar sem serem lavados.

Senhores directores, POR FAVOR, tratem de resolver esta situação para que tudo volte à normalidade!!

Mas já que falamos em água...

"A água é muito importante na nossa constituição. Mais de 60% da nossa massa corporal é composta de água, 85% do sangue é composto de água e 75% do cérebro e dos músculos são constituídos por água. A água contribui para as funções vitais do nosso organismo, como o controlo da temperatura corporal, o transporte dos elementos nutritivos e a eliminação dos resíduos.

Nos treinos e sobretudo nas competições, onde atingimos os nossos limites, a perda de líquido pelo suor é muito elevada, o que pode conduzir a uma diminuição do rendimento.
É, pois, muito importante que durante a actividade física se bebam muitos líquidos, para se poder manter o funcionamento do organismo, em termos fisiológicos, em óptimo estado. (...)
Quando há carência de água, o organismo envia uma série de sinais de alarme: enjoos, fadiga, dores de cabeça, sede, debilidade, impaciência, perda de apetite, etc. Se não se repõe a falta de água, podemos chegar a um estado avançado de desidratação (...).
Em situações normais, a sede é um indicador de perda de água, e indica que nesta altura já nos encontramos desidratados, pelo que devemos beber água imediatamente."
Romão, P. & Pais, S. (2007)

1 comentário:

João Ferreira disse...

Pequena correcção. Só o Sousa é que não tomou banho. Eu passei em casa antes das aulas.