domingo, 10 de abril de 2011

Remo Universitário



"O 1º Torneio Nacional Universitário de Remo representou o arranque das Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários, com início a 10 de Abril na cidade de Coimbra. 9 Dias de competição vão encher a “Cidade dos Estudantes” com cerca de 2200 atletas de 11 modalidades diferentes.


Pela primeira vez, a modalidade de remo assumiu o seu espaço na competição universitária nacional. Contudo, em 2010, a participação no Campeonato Europeu Universitário de Remo foi uma realidade que deu “frutos”. João Santos, em defesa da camisola da Académica de Coimbra trouxe a medalha de prata para Portugal, na categoria M1X. Este ano, João Santos sagrou-se Campeão Nacional Universitário. Ultrapassou Pedro Gonçalves, do vizinho Politécnico de Coimbra, e André Gonçalves da Universidade de Lisboa, 2º e 3º lugar respectivamente.


Na categoria MX2, a dupla da Briosa, André Fidalgo e João Rodrigues, passaram os atletas da Universidade do Porto, Victor Santos e Tiago Lopes. Para finalizar a prova masculina, a


Académica foi novamente Campeã, com Afonso Sousa, João Rodrigues, Manuel Pita e Miguel Duarte. Receberam a medalha de prata, a equipa do Politécnico do Porto, José Batista, Pedro Almeida, Rui Carvalho e Rui Seixo.



No feminino, apenas com a prova de MX1, a Universidade de Lisboa foi mais forte com Leonor Pereira a receber a medalha de ouro. Iara Pereira do Politécnico do Porto e Carolina Dias da equipa da casa, ocuparam respectivamente os restantes lugares do pódio."


domingo, 3 de abril de 2011

AAC em Londres

A presente época desportiva trouxe ao remo da Académica uma nova dinâmica de trabalho e, este ano, já são várias as participações em regatas fora do nosso país. Depois de um ano onde Portugal recebeu o melhor do remo que se pratica na Europa, a AAC aguçou o seu desejo de estar entre os melhores e deslocou-se até Londres para participar num evento desportivo de uma grandiosidade dificilmente alcançável no nosso humilde panorama. O resultado para estreantes nestas andanças foi muito bom e, de certeza, que a experiência pessoal e desportiva que estes atletas viveram foi inesquecível!!

Shell 8 AAC - 28º lugar (393 participantes)

Afonso Sousa, Tomé Perdigão, João Santos, António Vale, Carlos Pereira, Ricardo Paula, Manuel Pita, João Rodrigues, Timº André Duarte

"A equipa masculina da Associação Académica de Coimbra deslocou-se a Londres para disputar uma das maiores (se não a maior) regata de Shell VIII masculino da Europa – Head of the River Race. A prova disputa-se na mesma distância e percurso que a famosa regata universitária Oxford-Cambridge mas em sentido contrário. Este ano a prova realizou-se a 2 de Abril e marca o final da época de inverno em Inglaterra.

A prova teve a participação de 393 equipas de Shell VIII masculino!

A equipa portuguesa terminou num excelente 28º lugar, entre as melhores equipas inglesas, com um tempo de 17’49”. A equipa da Académica, devido a não ter participado nesta prova em 2010, partiu em 259º.

A prova foi ganha pela equipa principal do Leander, com um tempo de 16’50, seguida da equipa de Molesey com 16’54. A terminar o pódio geral ficou a 1ª equipa da Selecção da Republica Checa, que venceu o trofeu OVERSEAS ENTRANTS TROPHY."

in LASTROKE

Académica em Londres

Resultados