domingo, 13 de fevereiro de 2011

4ª Prova Torneio de Escolas

Aproveitando a clemência do Mondego, que já tinha feito adiar por 2 vezes um dos eventos desta temporada, realizou-se a 3ª prova do Torneio de Escolas da Associação de Remo da Beira Litoral, organizada pela Secção de Desportos Náuticos da AAC com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Académica, Naval 1º de Maio, Ginásio, Galitos, Cacia e Praia de Mira foram os clubes presentes no passado sábado na cidade dos estudantes, embora num horário em que poucos estarão acordados ao fim-de-semana: às 10h deu-se início às “hostilidades”, com os 63 participantes do Torneio de Escolas, logo seguidos pelos 59 remadores das regatas complementares.

O Ginásio destacou-se nas Escolas ao vencer 4 das regatas do programa, seguido da Académica com 2 vitórias, que foram ainda repartidas pelo Galitos (1) e Cacia (1). Recorde-se que este torneio, composto por 6 eventos, se destina aos atletas que inscreveram pela primeira vez na modalidade de remo em 2010/11.

Nas regatas complementares – para remadores mais experientes – foi a Académica que se destacou, fruto das suas 5 vitórias. O Ginásio venceu 2 provas, com Naval e Cacia a vencerem uma prova cada.

O próximo evento do calendário nacional é a clássica Descida da Ria, organizada pelo Galitos de Aveiro na Costa Nova no dia 27 deste mês. No próximo fim-de-semana alguns clubes da ARBL irão também participar nos Testes Nacionais, regata de apuramento para a Equipa Nacional.

Concentração dos atletas


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Campeonato Nacional de Fundo 2011

Caldas de Aregos recebeu o Campeonato Nacional de Fundo, a primeira regata pontuável para o ranking nacional de clubes 2011. A Académica fez jus aos pergaminhos, vencendo 3 das 9 regatas, com o Ginásio a subir por uma vez ao lugar mais alto do pódio.

O ano de 2011 começou como acabou a temporada de 2010: uma animada luta entre Académica e Infante. Mas se no Sprint 2010 - disputado em Coimbra - a Académica venceu mais regatas e a classificação por pontos, conquistando o título nacional de clubes, neste apronto inicial de 2011 o Infante conseguiu melhor pontuação que os “estudantes” (164 contra 160 pontos). Mas no que respeita a eficiência a Académica não deu hipóteses a ninguém: com 6 equipas conseguiu o pleno: três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze!

As vitórias dos conimbricenses aconteceram no double-scull júnior (Carolina Bacalhau/Inês Dias), quadri-scull júnior (André Duarte/Rui Santos/Carlos Pereira/António Vale) e quadri-scull sénior (Helen Figueira/Teresa Mesquita/Mafalda Lopes/Carolina Dias). No Quadri-scull e shell de 4 sem timoneiro sénior masculino obteve 2 medalhas de prata, com o “oito” sénior a quedar-se pelo 3º lugar na última regata do programa.

O Ginásio Figueirense venceu a prova de 4 sem timoneiro júnior (Francisco Mesquita/Joel Silva/Pedro Moreira/Joel Cabete), conquistando ainda um 2º lugar no quadri-scull júnior masculino e um 3º lugar double-scull sénior feminino. O Galitos foi 3º classificado no quadri-scull sénior masculino.

O Nacional de Fundo foi a primeira das 14 regatas pontuáveis para o ranking nacional de clubes, cuja classificação atribui o título de campeão nacional de clubes. Apenas 13 clubes estiveram presentes neste evento, com algumas queixas relativas ao local do evento – os clubes de Lisboa enfrentam 5h de viagem na ida e mais 5h no regresso.

A próxima prova do calendário realiza-se em Coimbra, a 12 de Fevereiro: a 4ª prova do Torneio de Escolas deverá contar com perto de centena e meia de atletas representando os 6 clubes da Associação de Remo da Beira Litoral.

2x Júnior Feminino: Inês Dias, Carolina Bacalhau

4x Júnior Masculino: Rui Santos, António Vale, André Duarte, Carlos Pereira

4x Sénior Feminino: Helen Figueira, Mafalda Lopes, Teresa Mesquita, Carolina Dias

Comitiva medalhada AAC

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

XIII Gala Salgado Zenha - Os Melhores do Desporto

A XIII Gala Salgado Zenha - Os Melhores Do Desporto distinguiu, ontem à noite, atletas, treinadores e dirigentes da Académica que mais se destacaram ao longo da época de 2009/2010.

Para além da já habitual homenagem aos campeões nacionais e atletas internacionais, a Secção de Desportos Náuticos estava nomeada para cinco categorias - Treinador (Pedro Figueira), Dedicação (Luísa Mesquita), Equipa (Shell de 8 Senior), Atleta (João Santos) e para a melhor Secção de 2009/2010.

A Gala, organizada pelo Conselho Desportivo da AAC, teve lugar no Theatrix e contou com a animação do Grupo de Cordas da Secção de Fado da AAC e da Tuna de Medicina. A sala encheu-se de atletas, treinadores, dirigentes e convidados da AAC que puderam observar de perto alguns dos troféus e medalhas conquistados pelos atletas da AAC que estavam em exposição.
A Taça Lisboa era sem dúvida a mais imponente de todas as taças mas, infelizmente, o título (que para nós era mais do que que merecido...) de melhor Equipa, foi para as mãos (ou para os pés...) da Equipa Universitária de Futsal Feminino, e deixou os remadores da AAC (e estavam lá todos) com um certo desalento. Eduardo Ferreira, inconformado com o facto de não ter sido reconhecido o seu valor, decidiu abandonar a carreira de remador e dedicar-se ao serviço bar/restaurante, como comprovam as imagens captadas pelo fotógrafo oficial da AAC.

A Secção de Desportos Náuticos, que mais uma vez foi a mais barulhenta desta Gala (desta vez as ginastas estavam muito sossegadas...), fez-se ouvir bem alto quando o Pedro Figueira foi distinguido com o Prémio Treinador. As palavras do nosso "Mister" foram ouvidas com atenção e os aplausos dos nossos atletas são o desejo de muitos sucessos desportivos para este GRANDE treinador!

Prémio Treinador - Pedro Figueira